O LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS COMO AUXÍLIO NA PRÁTICA EDUCATIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPO DE PANDEMIA

  • Thais Faustino Bezerra URCA
  • José Wellington Macêdo Viana URCA
  • Antônio Carlito Bezerra dos Santos URCA

Resumo

Ao abordar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental I, percebe-se o quanto o método de letramento é indispensável para a prática pedagógica do professorado no sentido de trabalhar com os alunos práticas sociais e orais de leitura e escrita, principalmente voltadas para o atual contexto de pandemia e isolamento social. Neste cenário, o presente estudo buscou abordar o uso das práticas de letramento para auxiliar no desenvolvimento de um projeto educativo na área de Educação Ambiental, visando o aprimoramento de habilidades de escrita e leitura das crianças nas séries iniciais. Pretendia-se desenvolver as atividades referentes ao projeto presencialmente, mas devido à atual pandemia precisaram-se adaptar remotamente as atividades de maneira a continuar o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Todas as atividades propostas até o momento têm como temática principal o meio ambiente do município de Missão Velha, Ceará, em que os alunos vivem. A partir do embasamento teórico sobre os métodos de letramento, conseguimos desenvolver práticas educativas nas quais os alunos puderam fazer associações do município pela imagem, fazer a leitura da imagem e texto, desenvolver a escrita, se concentrar na resolução de atividades com perguntas simples e exercitar a memória através do jogo educativo dos 7 erros, que continha a temática ambiental do município. Com isso, sumarizamos que o uso das práticas de letramento torna-se importante para facilitar o processo de aprendizagem das crianças, uma vez que estas estão aprendendo a desenvolver a leitura e a escrita de acordo com a ambiência do próprio município, apropriando-se da Educação Ambiental para se tornarem protagonistas que entendam e reflitam sobre a importância da conservação e preservação da riqueza natural e local.

Publicado
2021-02-27