NOVAS TECNOLOGIAS, MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTOS DIGITAIS

reflexões sobre um projeto de extensão para formação de professores de língua inglesa

  • Michely Gomes Avelar UEG
  • Guido de Oliveira Carvalho UEG - Câmpus Cora Coralina

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar as primeiras considerações sobre o projeto de extensão “Novas tecnologias, linguagens e formação de professores de língua inglesa”, em desenvolvimento no Câmpus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás. As tecnologias digitais têm reconfigurado as formas como as pessoas se expressam, interagem e comunicam corroborando para o surgimento de novas práticas de linguagem. As perspectivas e propostas apresentadas estão pautadas nos estudos sobre multiletramentos (ROJO, 2012, 2017 e ROJO; MOURA, 2019) e dos Letramentos Digitais (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; MONTE MÓR, 2007; LEE, 2020, entre outros), considerando as multimodalidades e a diversidade sociocultural propiciadas pelas tecnologias digitais. Tem-se como objeto deste projeto, investigar as novas formas de ler e compreender o cotidiano e o mundo, refletir sobre a cibercultura e propiciar experiências com as novas tecnologias na formação de professores de língua inglesa considerando a importância de incorporar diferentes tecnologias que fazem parte da realidade do aluno às práticas pedagógicas. As primeiras reuniões virtuais entre os participantes do projeto, professores do Ensino Fundamental e Médio, procuraram estabelecer praxiologias, que, em primeiro momento, conduziram às reflexões sobre a formação dos professores no que tange às novas linguagens propiciadas pelas tecnologias digitais e suas aplicações em sala de aula. Também foram realizadas experiências com algumas ferramentas digitais que podem colaborar com o ensino-aprendizagem em um contexto atual que demanda reflexão sobre as possibilidades de uso das tecnologias na escola.

Biografia do Autor

Michely Gomes Avelar, UEG

Mestra em Língua, Literatura e Interculturalidade, pelo POSLLI da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Coralina. Coordenadora do Projeto de Extensão “      Novas Tecnologias, Linguagens e Formação de Professores de Língua Inglesa”, na UEG-Câmpus Cora Coralina, membro do GEFOPLE, Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores/as de Línguas (UEG) e da Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG, UNB, UEG). E-mail: michely.avelar@ueg.br.

Guido de Oliveira Carvalho, UEG - Câmpus Cora Coralina

Doutor em Letras e Linguística pelo PPGLL da Universidade Federal de Goiás. Professor do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina. Coordenador da pesquisa “Letramentos Digitais e Multiletramentos na Formação Acadêmica e Práticas de Professores Egressos do Curso de Letras”. E-mail: longevos2020@gmail.com.

Publicado
2021-02-22