NOVAS TECNOLOGIAS, MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTOS DIGITAIS
reflexões sobre um projeto de extensão para formação de professores de língua inglesa
Resumo
O objetivo deste texto é apresentar as primeiras considerações sobre o projeto de extensão “Novas tecnologias, linguagens e formação de professores de língua inglesa”, em desenvolvimento no Câmpus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás. As tecnologias digitais têm reconfigurado as formas como as pessoas se expressam, interagem e comunicam corroborando para o surgimento de novas práticas de linguagem. As perspectivas e propostas apresentadas estão pautadas nos estudos sobre multiletramentos (ROJO, 2012, 2017 e ROJO; MOURA, 2019) e dos Letramentos Digitais (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; MONTE MÓR, 2007; LEE, 2020, entre outros), considerando as multimodalidades e a diversidade sociocultural propiciadas pelas tecnologias digitais. Tem-se como objeto deste projeto, investigar as novas formas de ler e compreender o cotidiano e o mundo, refletir sobre a cibercultura e propiciar experiências com as novas tecnologias na formação de professores de língua inglesa considerando a importância de incorporar diferentes tecnologias que fazem parte da realidade do aluno às práticas pedagógicas. As primeiras reuniões virtuais entre os participantes do projeto, professores do Ensino Fundamental e Médio, procuraram estabelecer praxiologias, que, em primeiro momento, conduziram às reflexões sobre a formação dos professores no que tange às novas linguagens propiciadas pelas tecnologias digitais e suas aplicações em sala de aula. Também foram realizadas experiências com algumas ferramentas digitais que podem colaborar com o ensino-aprendizagem em um contexto atual que demanda reflexão sobre as possibilidades de uso das tecnologias na escola.