FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: MAPEAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL

  • Ana Sara Manhabusque Galvão UFES
  • Claudia Jotto Kawachi-Furlan UFES

Resumo

O ensino de língua inglesa na Educação Infantil é uma realidade no Brasil, apesar de sua não obrigatoriedade de acordo com as diretrizes educacionais vigentes. Diante da demanda de profissionais para atuarem nesta área, segue o questionamento: como os cursos de formação de professores de Letras-Inglês abordam a Educação Infantil? É relevante investigar a formação de professores nesta área, uma vez que o curso de Letras não contempla essa faixa etária, o que seria foco do curso de pedagogia. Porém, o curso de pedagogia não aborda questões relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Além dessa lacuna na formação, a falta de parâmetros oficiais e a falta de um currículo mínimo para o ensino de LI para crianças (CARVALHO; TONELLI, 2016) apontam para a necessidade de mais estudos nessa área. O objetivo da pesquisa foi conduzir um levantamento documental acerca dos cursos de Licenciatura em Letras-Inglês e a preparação do profissional que vai atuar na Educação Infantil. Os dados foram coletados considerando as Universidades Federais brasileiras (63 universidades), tendo como base o Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A partir dos dados documentais foi possível refletir acerca do conteúdo dos cursos sob a luz das teorias de formação de professores e currículo. Desta forma, foi possível refletir acerca dos resultados encontrados, considerando o papel das universidades de preparar profissionais para atuar neste contexto em crescimento, e como esta preparação está acontecendo. Os resultados apontam quais universidades estão abordando o contexto da Educação Infantil em seu PPC de Letras-Inglês e qual é o foco dessa abordagem: teoria, prática ou ambos; bem como estratégias específicas utilizadas por algumas universidades para lidar com este cenário dentro do curso.

Publicado
2021-02-22
Seção
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS PARA CRIANÇAS