NEARPOD - TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • Eliana Soares Universidade Estadual de Londrina
  • Valdirene Filomena Zorzo-Veloso Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Neste artigo propõe-se uma sequência didática para o ensino de língua estrangeira, com foco em ensino de língua espanhola na Educação Básica, baseada nas possibilidades de interatividade e colaboração vivenciadas em um ambiente virtual de aprendizagem possibilitada pela Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) por meio da plataforma Nearpod. Para construção desta proposta, assume-se a metodologia da pesquisa-ação conceituada por Branco, Medeiros e Monteiro (2013, p. 985-989) por essencialmente proporcionar a observação e reflexão sobre práticas aplicáveis para solucionar problemas reais e auxiliar na formação de professores e nas competências e habilidades presentes nas diretrizes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental II, voltadas para o desenvolvimento da área da Linguagem e competências relacionadas com empatia e cooperação, igualmente necessários no contexto de aprendizagem remota do cenário atual. Para análise e construção da sequência didática, considerou-se as bases para ensino de língua estrangeira propostos por Cristovão (2009) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); os estudos sobre tecnologias educacionais e interatividade de Almeida (2003), Lemos (2010) e Thompson (1998); alinhados com os estudos sobre a formação de professores presentes em Bueno (1999) e Moran (2003). Como resultados encontrados o uso da plataforma Nearpod facilita a exposição de conteúdos e elaboração organizada das atividades, mesclando momentos síncronos e assíncronos de aprendizagem demonstrando ser uma plataforma capaz de possibilitar maior participação do aluno nas atividades propostas e possibilidade de verificação de aprendizagem individual ao final de cada atividade concluída, bem como uma visão avaliativa geral e de autoavaliação ao final da sequência didática.

 

Palavras-chave: Ensino de Língua Espanhola. Interatividade. Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Sequência Didática.

Biografia do Autor

Eliana Soares, Universidade Estadual de Londrina

Eliana Soares -Aluna especial no programa de pós- graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) no ano de 2020 pela Univeridade Estadual de Londrina. Mestrado Profissional em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina (MEPLEM-UEL). Licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-Jacarezinho) e Letras/Espanhol pelo Centro Universitário de Ensino Superior (UNISEB-Ourinhos), Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Atua como professora de Língua Espanhola e Língua Inglesa na rede privada da cidade de Ourinhos - SP.

Valdirene Filomena Zorzo-Veloso, Universidade Estadual de Londrina

Valdirene Zorzo-Veloso - Doutorado e mestrado em Letras - Língua Espanhola pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Licenciada em Letras Português - Espanhol pela Universidade Estadual de Paulista (UNESP- Assis). Professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua na Licenciatura em Letras-Espanhol e nos Programas de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM), na Especialização no Ensino de Língua Estrangeira (EELE) e Espanhol: língua, literatura e metodologia.

Publicado
2021-02-24