NEARPOD - TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Resumo
Neste artigo propõe-se uma sequência didática para o ensino de língua estrangeira, com foco em ensino de língua espanhola na Educação Básica, baseada nas possibilidades de interatividade e colaboração vivenciadas em um ambiente virtual de aprendizagem possibilitada pela Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) por meio da plataforma Nearpod. Para construção desta proposta, assume-se a metodologia da pesquisa-ação conceituada por Branco, Medeiros e Monteiro (2013, p. 985-989) por essencialmente proporcionar a observação e reflexão sobre práticas aplicáveis para solucionar problemas reais e auxiliar na formação de professores e nas competências e habilidades presentes nas diretrizes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental II, voltadas para o desenvolvimento da área da Linguagem e competências relacionadas com empatia e cooperação, igualmente necessários no contexto de aprendizagem remota do cenário atual. Para análise e construção da sequência didática, considerou-se as bases para ensino de língua estrangeira propostos por Cristovão (2009) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); os estudos sobre tecnologias educacionais e interatividade de Almeida (2003), Lemos (2010) e Thompson (1998); alinhados com os estudos sobre a formação de professores presentes em Bueno (1999) e Moran (2003). Como resultados encontrados o uso da plataforma Nearpod facilita a exposição de conteúdos e elaboração organizada das atividades, mesclando momentos síncronos e assíncronos de aprendizagem demonstrando ser uma plataforma capaz de possibilitar maior participação do aluno nas atividades propostas e possibilidade de verificação de aprendizagem individual ao final de cada atividade concluída, bem como uma visão avaliativa geral e de autoavaliação ao final da sequência didática.
Palavras-chave: Ensino de Língua Espanhola. Interatividade. Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Sequência Didática.