REFLEXÕES ACERCA DE PESQUISAS SOBRE MATERIAL DIDÁTICO E ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS

  • Rovena Naumann Zanotelli UFES
  • Cláudia Jotto Kawachi Furlan

Resumo

A Língua Inglesa assumiu o papel de língua internacional e, por isso, a procura pela aprendizagem dessa língua aumenta cada vez mais. Essa procura também ocorre na Educação Infantil, pois muitos pais querem que seus filhos aprendam a língua cada vez mais cedo, apesar da falta de parâmetros que regularizam a oferta dessa língua nesse contexto. Sendo assim, professores lidam com diversos desafios, dentre eles o material didático, seja na sua escolha, adaptação ou elaboração. A dificuldade também está na literatura desta área, visto que há poucos trabalhos que abordam material didático para ensino-aprendizagem de inglês na Educação Infantil. O objetivo deste trabalho é discutir os resultados de um estudo cujo foco incidiu em realizar um levantamento documental de pesquisas realizadas acerca deste tema. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e documental, no qual os dados foram coletados por meio de buscas por pesquisas acadêmicas sobre o tema e consulta ao levantamento disponibilizado pelo Grupo de pesquisa “Formação de professores e ensino de línguas para crianças” (FELICE).  Após análise e seleção de artigos, dissertações e teses encontradas, foram escolhidas quatro dissertações que abordam o material didático das mais variadas formas. Com a análise destas dissertações, foi possível refletir sobre a utilização dos materiais didáticos na Educação Infantil no cenário nacional. Esperamos que os resultados deste trabalho possam contribuir para discussões acerca da seleção, adaptação, utilização e elaboração de material didático para crianças, enfatizando a importância da formação de professores para a área de ensino-aprendizagem de língua inglesa na Educação Infantil.

Publicado
2021-02-24
Seção
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS PARA CRIANÇAS