Recusos pedagógicos para abordar diversidas e diferenças nas aulas de LIC

  • Gabriela Paes Leme Paes Leme Pires UFES
  • Cláudia Jotto Kawachi Furlan

Resumo

Atualmente, no Brasil e em outros países, há uma demanda crescente com relação ao processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI) para crianças, influenciada principalmente por razões de mercado, o que precisa ser discutido por educadores dessa área. É fato que elas estão cada vez mais em contato com a língua inglesa, seja na escola, em cursos particulares ou em casa. Alguns autores consideram o Inglês como uma Língua Global (CRYSTAL, 2003), sendo 80% de seus falantes não nativos (RAJAGOPALAN, 2004). Neste cenário, a LI representa uma possibilidade de interação entre sujeitos de contextos socioculturais diversos. Vivemos em um momento marcado por diversidades e diferenças, e, nesse sentido, questionamentos como a LI pode contribuir para a formação dos futuros cidadãos para viver e conviver em uma sociedade tão plural. Assim, é importante refletir sobre maneiras de associar essa realidade às aulas de inglês no contexto da Educação Infantil. O objetivo principal deste trabalho é discutir os resultados de uma pesquisa de conclusão de curso, cujo foco incidiu em apresentar materiais didáticos on-line gratuitos para abordar diversidade e diferenças e, com relação a esses recursos, sugerir atividades e práticas pedagógicas por meio de uma abordagem crítica. Neste trabalho dividimos os recursos encontrados de acordo com alguns dos temas mais abordados nas aulas de inglês para crianças e, a partir dessa subdivisão, os materiais foram analisados sob a luz das teorias apresentadas nesta pesquisa. Por fim, ponderamos sobre os elementos que precisam ser levados em consideração ao abordar diversidade e diferenças nas aulas de inglês para crianças.

Publicado
2021-02-24
Seção
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS PARA CRIANÇAS