PESQUISANDO EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE LÍNGUAS POR MEIO DA AUTOETNOGRAFIA

língua como discurso e formação de professores

  • Rodrigo Calatrone Paiva UNESPAR - Campo Mourão

Resumo

No presente trabalho, apresento um relato autoetnográfico a respeito da minha experiência com projetos de aprendizagem de língua inglesa em um curso de graduação em Letras. Utilizo tal relato como pano de fundo para levantar uma discussão sobre a utilização da abordagem de pesquisa denominada autoetnografia como sendo um meio válido de produção e disseminação de conhecimento científico na área de formação de professores de línguas, considerando que a pesquisa é parte fundamental deste processo de formação, tanto inicial quanto continuada (cf. MOITA LOPES, 1996; GIMENEZ, 1998; BURNS, 2009; BORG, 2010). A autoetnografia é uma abordagem de pesquisa qualitativa e interpretativista, que apresenta características literárias e até ficcionais (ELLIS; BOCHNER, 2000; MÉNDEZ, 2013), surgida em meio à “Crise de Representação” (ADAMS; JONES; ELLIS, 2015), quando se questionou a possibilidade de se distinguir entre o que está em nossas mentes e o que está “lá fora” no mundo (ELLIS; BOCHNER, 2000), além da capacidade dos investigadores de representar outras culturas (CLIFFORD, 1986; FLAHERTY, 2002). Estes tipos de questionamento também estão presentes na concepção de língua como discurso, na qual se reconhece a impossibilidade de se apreender a realidade como algo externo ao sujeito (JORDÃO, 2006). Levando em consideração que muitas são as pesquisas no país que se pautam em perspectivas discursivas de língua para suas investigações, o objetivo deste trabalho é demonstrar que a autoetnografia é uma abordagem coerente com esta visão da linguagem, sendo, consequentemente, legítima a sua adoção. Além disso, a autoetnografia se apresenta como pertinente para estes tempos inéditos, já que ela mostra a luta e a construção de sentidos em situações nas quais as pessoas têm que lidar com circunstâncias terríveis e perda de sentido (ELLIS; BOCHNER, 2006).

Publicado
2021-02-24