COMPONENTE CULTURAL. CINEMA ESPAÑOL - ALMODÓVAR Y TODO SOBRE MI MADRE

  • Ademir Zanardini UFPR

Resumo

Língua e cultura são conceitos indissociáveis, hoje lecionar Língua Estrangeira e fazer essa separação, como se fazia antigamente, é um equívoco. No entanto, materiais didáticos continuam a tratar a cultura como um apêndice do ‘conteúdo didático’, e é comum nos livros aparecer o elemento cultural em uma única página ao final da unidade didática. Demonstra-se como um elemento cultural pode ter espaço dentro da grade curricular de maneira mais satisfatória, quantitativamente e qualitativamente. A aplicação das regências foi parte prática da conclusão da disciplina “Prática de Ensino de LE – Neolatinas II”, sob a orientação da Professora Fernanda Veloso, docente da Universidade Federal do Paraná.  Além de exibir o filme ‘Todo sobre mi madre’, de Almodóvar, foram aplicadas quinze questões acerca dos temas que aparecem dentro do filme. Propõe-se também aos alunos um momento de votação via formulário ‘online’, para que  escolham o tema a ser abordado na aula de número cinco. Isso objetiva um incentivo à manutenção da democracia. O sexto encontro trata da relação de Almodóvar e a arquitetura de cidades espanholas, a maneira como ele utiliza os espaços urbanos cenograficamente. A aula de número sete tratou de temas importantes, como a inclusão social de pessoas transgêneras dentro de três sinopses do filme assistido; além de uma discussão da diferença entre se dizer ‘mãe solteira’ e ‘mãe solo’. Fora essa questão social, a qual os alunos puderam vivenciar no exercício de reescrita de uma sinopse para o filme, ocorreu uma retomada do conteúdo sobre o gênero textual analisado: seus elementos constitutivos e característicos, e sua finalidade. Por fim, a oitava aula faz uma abordagem da utilização de metalinguagem e intertextualidade no roteiro, com duas obras teatrais: ‘Bodas de Sangue’ de Federico García Lorca; e ‘Um Bonde chamado Desejo’ de Tennessee Williams.

Palavras-chave:  Espanhol. Cultura. Cinema espanhol.  Almodóvar.  Prática de ensino.

Publicado
2021-02-22