O USO DOS TEXTOS MULTIMODAIS TIRINHAS NA ATUALIDADE:

POR UMA LEITURA CRÍTICA E ATIVA NOS TEMPOS ATUAIS

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa, apontam que a atualidade é marcada pela grande circulação de diversos gêneros textuais. Desse modo, o uso de textos multimodais contribui para a formação da habilidade de leitura e criticidade dos alunos, desde que seja trabalhado de forma coesa. É notório que a atual sociedade conta com uma extensa diversidade de gêneros em circulação e tais gêneros devem constar nos currículos, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fazer parte da programação das aulas, com o intuito de formar alunos/cidadãos ativos e críticos por meio de uma proposta continuada, ou seja, uma formação que elenque os gêneros que fazem parte do cotidiano dos estudantes como material a ser estudado na sala de aula, valorizando, assim, a diversidade cultural presente no espaço escolar. Nesse ínterim, o presente estudo tem como objetivo mostrar como o trabalho com o texto multimodal “tirinha” na sala de aula contribui para uma formação continuada dos estudantes de uma forma atual e ativa através da pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012), contribuindo com o desenvolvimento das aulas de Língua Portuguesa, uma vez que as tirinhas estão presentes em diversos suportes, digitais ou não, acessados pelas crianças e jovens que frequentam a escola. Para a realização do presente estudo, fundamentamo-nos na metodologia qualitativa, uma vez que iremos elencar teorias que serviram como base para a análise do corpus de pesquisa, tirinhas que fazem são conhecidas e popularizadas, em especial, nas redes sociais que, hoje, é suporte importante na comunicação das mais diversas camadas da sociedade contemporânea. O estudo se pauta em Vergueiro (2014) e Ramos (2016), sobre quadrinhos, Rojo (2012, 2013) e Dionísio (2011), sobre multimodalidade e multiletramentos, Koch e Elias (2013) e Solé (1998) com relação a atividade de leitura. Como resultados parciais espera-se que haja uma desenvoltura por parte dos alunos com relação à habilidade de leitura verbal e não verbal que ocorrerá através do gênero tirinha que apresenta, em sua estrutura, diversos elementos semióticos e que abordam temas atuais e atemporais.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Tirinhas. Multiletramentos; Multimodalidade.

Publicado
2021-02-22