LETRAMENTOS DIGITAIS: PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO GÊNERO “REACT VIDEO”.

  • Rafael Alves de Castilho Universidade Estadual Paulista

Resumo

Resumo: Nos últimos anos, muito se discute sobre práticas de letramento digital no campo da educação e da linguagem. No entanto, na atualidade, nos deparamos, muitas vezes, em sala de aula com um ensino e aprendizagem apoiados em práticas de letramento tradicional. Desta forma, este trabalho trata-se de uma sequência didática desenvolvida com estudantes brasileiros de um Centro de Estudos de Línguas – CEL da cidade de Assis-SP com objetivo de trabalhar com tecnologia digitais. Com base no referencial teórico sobre letramento digital e multiletramentos na educação (RIBAS E TAGATA, 2018; REZENDE, 2016; BUZZATO, 2007; NASCIMENTO e ANDRADE, 2018), este estudo tem como objetivos desenvolver a produção oral da Língua Inglesa (LI) por meio do gênero digital “React Video” e produzir vídeos deste mesmo gênero. Para que a produção do “React Video” e o desenvolvimento da produção oral fosse realizada, primeiramente, foi apresentado um vídeo como modelo para análise e, em seguida, coletado dados por meio de questionário a respeito das características do gênero estudado. Em segundo momento, foi ensinado interjeições na LI, conjugação do verbo “to be” no “Simple Present” e frase de estrutura básica “subject + to be + adjective”. Por fim, foi realizada a produção do “React Videos” pelos alunos. Portanto, serão analisados o questionário e os vídeos produzidos.

Publicado
2021-02-22