MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

  • Vanderlene Ferrassoli Santos Vasconcelos UEG

Resumo

O presente artigo analisará como se configura os multiletramentos e as multimodalidades no livro didático de Língua Portuguesa (LP) da 1ª série, da coletânia Português: Trilhas e Tramas de Travalha; Sette, et all (2016) distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na região noroeste do estado de Goiás. Dessa forma, proponho ainda verificar como o Livro Didático (LD) dialóga com os documentos oficiais que normatizam o ensino de língua portuguesa no ensino médio- Parâmetros Nacionais do Ensino Médio (PCN), as Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCEM) entre outros, no que diz respeito aos multiletramentos e gêneros multimodais. O ensino de línguas na perspectiva dos multiletramentos e o trabalho com os gêneros multimodais propiciam aos aprendizes uma nova leitura de mundo, consequentemente, essa ótica atende as demandas sociais contemporâneas, que cada vez mais, exige habilidades e competências específicas nas relações comunicativas. Nesse sentido, esse estudo visa também compreender como são construídas as propostas de atividades de leitura e escrita referentes aos gêneros multimodais, e se elas de fato contribuem para o desenvolvimento de uma aprendizagem na perspectiva dos multiletramentos, ou seja, se essas construções propiciam uma reflexão crítica que proporcione ao aprendiz construir significações eficazes que contribuirão para sua inserção social. Dessa forma, adoto como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, visto que a investigação se dará a partir do LD de Língua Portuguesa, das OCEM (BRASIL, 2006), PCN (BRASIL, 1999) e de autores que dialogam sobre, letramento e multiletramentos Kleiman (2014); Rojo (2009,2012) multimodalidade Duboc (2015) dentre outros.

Palavras-chave: Multiletramentos. Multimodalidade. Livro Didático.

Publicado
2021-02-22