ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DE LETRAS DURANTE A PANDEMIA:
percepções de futuros professores acerca do letramento digital.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compartilhar experiências de estágios supervisionados obrigatórios do curso de Letras na modalidade remota. Em função da Pandemia Covid-19, foi suspenso o primeiro semestre letivo na Universidade Federal do Paraná (UFPR - Brasil). No entanto, algumas disciplinas, dentre elas as de estágio, puderam ser retomadas, por meio do ensino não-presencial, já no mês de maio de 2020. As ações aqui descritas estão fundamentadas em estudos sobre a prática social do letramento digital (XAVIER, 2011), a competência digital ou tecnológica (KRUMSVIK, 2011) dos futuros professores, assim como sobre a necessidade de formação desses professores “polidocentes” (MILL et. al, 2010) para um contexto de ensino não-presencial, que se tornou a única possibilidade de estágio em 2020. Os sujeitos participantes deste estudo são discentes das disciplinas de Prática de Docência de Línguas Estrangeiras Modernas Neolatinas II e de Língua Portuguesa II. As percepções desses praticantes sobre a nova prática de estágio e sobre desenvolvimento da competência digital foram coletadas por meio de um questionário aplicado ao final do processo. Esta pesquisa apresenta, como resultados parciais, o grande envolvimento dos praticantes na oferta dos cursos remotos, todos eles realizados com atividades síncronas e assíncronas, o que, de certo modo, contribuiu para o desenvolvimento da competência digital dos futuros professores. Além disso, apresenta, a partir da fala dos estudantes, a necessidade de uma formação mais sólida quando se consideram os letramentos digitais para que possam atuar em contextos presenciais e também remotos. Sugere, também, possibilidades de inclusão desse novo “campo de estágio” na já citada universidade, quando o calendário for retomado e as aulas presenciais voltarem a ser ministradas.
Palavras-chave: Estágio obrigatório. Ensino Remoto. Ensino de línguas. Letramento digital. Formação de professores.