ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA: TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CURSOS DE IDIOMAS

  • Laura Virgínia Tinoco Farias UEMA

Resumo

A rotina dos estudantes brasileiros tem passado por drásticas mudanças após a eclosão da pandemia do Coronavírus no mundo, especificamente no Brasil. Diante da necessidade e importância da manutenção do distanciamento social fez-se necessário o desenvolvimento de novas estratégias e metodologias a fim de garantir que o processo de ensino-aprendizagem, bem como as aulas, possam ter continuidade ainda que de forma remota. Dessa maneira, muitas instituições neste período optaram por manter suas aulas aderindo o chamado ensino remoto, no qual as aulas ocorrem através do ambiente online por intermédio da internet, além da utilização de algumas plataformas específicas que contribuem neste processo. Nesse sentido, este trabalho propõe uma análise nas metodologias de ensino aplicadas em um curso de idiomas, no qual são utilizadas diversas mídias e recursos a fim de garantir o desenvolvimento das atividades letivas através dos encontros remotos online. Aqui será analisado um grupo de alunos na faixa etária dos 12 anos, bem como o respectivo nível que estes participam, além de observar quais e como foram utilizadas as diferentes plataformas educacionais nesse processo e a prática pedagógica docente. A partir dessas informações que serão levantadas, serão discutidas também a forma como os alunos tem recebido às informações e conhecimentos, o aproveitamento destes, a receptividade quanto a esta nova modalidade de ensino, seus desafios e o repensar das práticas pedagógicas.

Publicado
2021-02-22