LETRAMENTO EMERGENTE E LITERATURA INFANTIL
Práticas pedagógicas que contribuem para o protagonismo infantil
Resumo
Muito antes da escolarização formal, as crianças adquirem conhecimentos sobre o mundo letrado, sobre aspectos da linguagem oral e escrita. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar em que medida atividades com textos literários contribuem para o letramento emergente das crianças por meio da aplicação da escala de letramento emergente desenvolvida por possuem Saint-Laurent, Giasson e Couture (1998). As atividades foram desenvolvidas em um projeto que envolve leitura compartilhada, que é uma estratégia utilizada para o desenvolvimento de habilidades ligadas ao letramento emergente, criado por Whitehurst (1998). Para o desenvolvimento da pesquisa, primeiramente, foi aplicada a escala de letramento emergente aos participantes, com o intuito de verificar quais os conhecimentos que já tinham acerca do mundo letrado. Em seguida, foram desenvolvidos momentos de leitura mediada de livros infantis e, por fim, foram analisadas s atividades realizadas pelos alunos, com o intuito de verificar se apresentavam evolução em relação aos resultados obtidos com a aplicação da escala de letramento emergente. Resultados preliminares indicam que alunos que possuíam habilidades de linguagem oral mais consolidadas ampliaram seu vocabulário, melhoraram suas construções narrativas, demonstraram grande interesse pelas propostas de leitura mediada, passaram de ouvintes para contadores de histórias e adquiriram conhecimentos sobre o mundo da escrita.