INVESTIGANDO O ASPECTO INTERCULTURAL EM UNIDADES DO LIVRO INTERMEDIÁRIO USADO NA LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
Resumo
O objetivo geral, neste trabalho, foi verificar se há indícios de uma abordagem intercultural no livro de língua inglesa utilizado na licenciatura em Letras Inglês da Universidade Federal de Jataí. O específico, por sua vez, foi averiguar se a questão intercultural é tratada e, em caso positivo, de que forma. Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Interculturalidade em foco: analisando o livro de língua inglesa empregado no curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Jataí sob uma perspectiva intercultural de ensino/aprendizagem de línguas”. O referencial teórico teve como base a abordagem intercultural no campo de ensino/aprendizagem de línguas. Uma pesquisa bibliográfico-documental, de cunho qualitativo, foi realizada das sete primeiras unidades do livro New Headway, de nível intermediário. A análise inicial revelou que o aspecto intercultural se faz presente em três unidades, em pelo menos uma seção de cada uma delas, na medida em que as atividades tiveram como foco uma das questões centrais da perspectiva intercultural no ensino/aprendizagem de línguas: nela a cultura de origem do aprendiz também é legitimada, respeitada, valorizada. O aluno, no caso, o professor em formação, para responder os exercícios, precisa refletir sobre seu próprio modo de vida, seu país de origem, sua cultura. As atividades geram oportunidades para uma compreensão/percepção da cultura nacional de origem do estudante. Tendo em mente um mundo cada vez mais multicultural, que requer dos indivíduos atitudes respeitosas tanto em relação à cultura-alvo quanto à de origem, há muito a se ganhar ao tratar do aspecto intercultural nos cursos de formação de professores de línguas.