MUSIC CLUB

uma proposta de sensitive listening com adolescentes e jovens da educação pública no Município de Apucarana, Paraná

Autores

  • Ana Carolina Guerreiro Piacentini UEL

Resumo

O presente trabalho visa a socializar ações desenvolvidas no projeto extensionista Music Club, no primeiro semestre de 2021.  O objetivo do projeto é desenvolver as habilidades linguístico-comunicativas de oralidade, leitura e produção escrita em língua inglesa, por meio do gênero textual “canção”. As ações que acontecem de forma síncrona e assíncrona, centram-se na dinâmica de sensitive listening (LEVISKY, 2008; BINTLIFF, 2017) para a educação linguístico-cultural e cidadã dos adolescentes e jovens, bem como para formação inicial de professores de língua inglesa. A metodologia de ensino/aprendizagem da língua inglesa adotada para este projeto, ancora-se na perspectiva da didática da Pedagogia Histórico-Crítica (GASPARIN, 2012) e nos referenciais contemporâneos dos estudos decoloniais da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2007; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2005; KUMARAVADIVELU, 2016; SOUSA SANTOS, 2007; FREIRE, 1997). Com base nesses pressupostos teórico-metodológicos, propõe-se um trabalho de “decolonização” e “desalienação” dos participantes acerca dos significados e discursos presentes nas canções em língua inglesa, buscando-se uma transposição do pensamento comum eurocêntrico e acrítico, historicamente, evidenciado na sociedade brasileira com relação às músicas em língua estrangeira. A proposta é, portanto, propiciar um espaço para que adolescentes e jovens compartilhem de suas preferências musicais seja na língua materna, seja na língua estrangeira, reconhecendo, por meio da canção, uma possibilidade de se problematizar questões sociais, políticas e culturais e se construir discursos de emancipação. Por fim, almeja-se que o projeto contribua para uma educação linguística emancipatória dos participantes, bem como ampliar o conhecimento acerca das práticas docentes por professores em formação inicial.

Downloads

Publicado

2022-02-07