LÍNGUA INGLESA NO ENEM

uma experiência no ensino remoto com adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Autores

  • Raquel Silvano Almeida Universidade Estadual do Paraná image/svg+xml
  • Inaie da Silva Federissis
  • Ricardo Naoki Nakada Apolinário

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade socializar uma experiência de ensino remoto com adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ocorrida no contexto do distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19, no ano de 2020.  Mediante uma parceria entre universidade e projeto social, no município de Apucarana, Paraná, o projeto extensionista CURSO PREPARATÓRIO PARA PROVA DO ENEM 2021 NO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA INGLESA objetivou propiciar o estudo e o conhecimento acerca de gêneros textuais, estratégias de leitura e conteúdos gramaticais da língua inglesa, a fim preparar adolescentes, atendidos pela EDHUCCA, para o exame do ENEM de 2021. A metodologia adotada nas aulas do curso remoto ancorou-se na perspectiva da Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica (GASPARIN, 2012).  A EDHUCCA é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve várias ações com famílias em situação de vulnerabilidade social. Os participantes foram adolescentes, entre 13 e 16 anos, alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, matriculados em escolas da rede pública e privada de Apucarana. Eram adolescentes provenientes de famílias de baixa renda ou com alguma situação de vulnerabilidade social e econômica. As aulas ocorreram aos sábados, de maneira síncrona, através de uma plataforma de comunicação por vídeo. Estas   eram gravadas e, posteriormente, disponibilizadas em um sistema de gerenciamento de conteúdo, juntamente com atividades de simulado para o ENEM. Do total de inscritos, 29% não deram início ao curso e 18% tiveram frequência igual ou superior a 70% no curso. Observamos que os alunos que obtiveram maior frequência de participação, apresentaram um melhor desempenho nos simulados oferecidos; dentre estes, mais da metade cursava o Ensino Médio em escolas privadas. Contudo, dentre os alunos com menor frequência de participação, as justificativas de ausência se fizeram por motivo de trabalho e por problemas de conexão.

Biografia do Autor

  • Inaie da Silva Federissis

    Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Paraná.

  • Ricardo Naoki Nakada Apolinário

    Graduando em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Paraná. Professor de Língua Inglesa da Educação Básica do Paraná.

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Publicado

2022-01-24