A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA OS MULTILETRAMENTOS:
Reflexões sobre as produções científicas
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir o lugar das produções acadêmicas acerca das pesquisas voltadas para a formação continuada de professores de língua inglesa na perspectiva dos multiletramentos. Tais produções compuseram nossa revisão de literatura sobre o estudo mencionado. A metodologia empregada nessa pesquisa é de natureza qualitativa e se dá a partir do levantamento bibliográfico através dos principais bancos de teses e dissertações do Brasil, a saber: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em catálogo de teses e dissertações e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em busca avançada. Como questão norteadora para investigação, partimos da seguinte pergunta: Quais aspectos da teoria dos multiletramentos são mobilizados nas ações de formação continuada para professores de língua inglesa? Com o intuito de responder ao questionamento, criamos três objetivos específicos, a saber: Pesquisar a produção cientifica de teses e dissertações acerca do tema estudado; analisar quais dessas produções cientificas abordaram, direta ou indiretamente o tema pesquisado e discutir as produções científicas que abordaram o tema proposto. A abordagem analítica sobre os dados, se dá pela análise bibliográfica das produções cientificas. Desse modo, o estudo tem como base as contribuições teóricas de The New London Group (1996), Cope; Kalantzis (2009), Rojo (2012) e Monte Mór (2015). Como resultado, o estudo aponta para um quantitativo de produções acadêmicas ainda incipiente sobre a temática, esse aspecto nos leva a refletir sobre o papel das pesquisas sobre o campo da formação continuada de professores de língua inglesa na perspectiva dos multiletramentos, refletindo a necessidade e a importância de se desenvolver pesquisas nessa área.