POTENCIALIZANDO O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA:

a importância da formação continuada de professores no uso estratégico de tecnologias em sala de aula

Autores

  • Ana Carolina Correia Almeida UEMG
  • Gabriel Ferreira da Silva UEMG

Resumo

A rápida evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem proporcionado novas formas de acesso à informação, comunicação e interação, o que tem levado educadores a explorarem seu potencial para enriquecer o ensino de Língua Inglesa. Este estudo visa investigar as atitudes, crenças e desafios dos professores de inglês em relação ao uso das TICs em sala de aula, visando entender como a formação docente pode superar possíveis barreiras e promover uma mentalidade aberta à inovação. Neste viés, voltamos o nosso olhar em autores da área de ensino de línguas e formação de professores como Richards (1990), Freeman (1996), Lomicka e Lord  (2011), que abordam a integração de tecnologias e mídias sociais no ensino de línguas estrangeiras. Adotamos uma abordagem metodológica que combina elementos qualitativos e quantitativos que permitiu uma compreensão abrangente e aprofundada das atitudes, percepções e experiências dos professores em relação à formação e ao uso de tecnologias no contexto educacional. Para coletar os dados aplicamos um questionário que visou quantificar a competência dos professores e suas práticas de ensino relacionadas ao uso de tecnologias. Entre os desafios encontrados, estão a necessidade de capacitação dos educadores para lidar com as TICs e a garantia de que sejam usadas de forma adequada e equilibrada no processo educativo. Por outro lado, os benefícios incluem maior motivação dos estudantes, ampliação das oportunidades de prática da língua em contextos reais e a personalização do aprendizado de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Em conclusão, o estudo enfatiza a importância de um planejamento cuidadoso para a integração das TICs nas aulas de Língua Inglesa, de modo a garantir que elas sejam utilizadas de forma significativa e alinhada aos objetivos educacionais.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS