RESULTADOS DO SAEB NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA
direcionamentos para os multiletramentos
Resumo
A pandemia da Covid-19 gerou grandes impactos na educação brasileira e após o retorno das aulas na modalidade presencial, foi possível perceber que muitos alunos sofreram queda em seus níveis de aprendizagens em todas as etapas e, atualmente, muitos não recuperaram satisfatoriamente o seu desempenho nos estudos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar e comparar os níveis de proficiência alcançados pelas avaliações de língua portuguesa do Saeb referentes ao 2º ano do Ensino Fundamental I, em 2019 e 2021, a fim de verificar se os resultados apontam ou não para o desenvolvimento do letramento. Acreditamos em possibilidades de retomar o caminho do ensino para a concretização do letramento e a ampliação para multiletramentos, em consonância com as práticas linguísticas atuais. O estudo parte de uma pesquisa documental e bibliográfica, para compor o conceito de letramento com base em Soares (2022) e Kleiman (2005), e a importância de seu uso nas relações sociais conforme apontam Coulmas (2014) e Quijano (2005). Já para a compreensão do uso de multiletramentos nas práticas atuais do mundo digital, apoiamo-nos em Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Rojo (2012) e Kleiman (2014). Partindo dos resultados do Saeb é possível concluir que índices melhores de proficiência precisam ser alcançados.