RESULTADOS DO SAEB NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA

direcionamentos para os multiletramentos

Autores

Resumo

A pandemia da Covid-19 gerou grandes impactos na educação brasileira e após o retorno das aulas na modalidade presencial, foi possível perceber que muitos alunos sofreram queda em seus níveis de aprendizagens em todas as etapas e, atualmente, muitos não recuperaram satisfatoriamente o seu desempenho nos estudos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar e comparar os níveis de proficiência alcançados pelas avaliações de língua portuguesa do Saeb referentes ao 2º ano do Ensino Fundamental I, em 2019 e 2021, a fim de verificar se os resultados apontam ou não para o desenvolvimento do letramento. Acreditamos em possibilidades de retomar o caminho do ensino para a concretização do letramento e a ampliação para multiletramentos, em consonância com as práticas linguísticas atuais. O estudo parte de uma pesquisa documental e bibliográfica, para compor o conceito de letramento com base em Soares (2022) e Kleiman (2005), e a importância de seu uso nas relações sociais conforme apontam Coulmas (2014) e Quijano (2005). Já para a compreensão do uso de multiletramentos nas práticas atuais do mundo digital, apoiamo-nos em Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Rojo (2012) e Kleiman (2014). Partindo dos resultados do Saeb é possível concluir que índices melhores de proficiência precisam ser alcançados.

Biografia do Autor

  • Anair Valênia Martins Dias, Universidade Federal de Catalão

    Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Brasília-UNB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Professora Adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Coordenadora do GEGDEL-Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas. Membro da American Organization of Teachers of Portuguese-AOTP. Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira-SIPLE. Doutora pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, no programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, área de concentração em Linguagem e Tecnologias, com linha de pesquisa em Linguagem, Ensino e Mediação Tecnológica (2013). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU, área de concentração em Linguística e Linguística Aplicada (2005). Atua na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, desenvolvendo pesquisas principalmente com os seguintes temas: Língua Portuguesa como Língua Estrangeira-PLE, Multiletramentos, Multissemioses, Formação de Professores, Linguística Aplicada, Educação a Distância, Gêneros Discursivos e Análise do Discurso. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa MULTISSEMIOSES, MULTILETRAMENTOS E MULTICULTURALISMOS NA CONSTITUIÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: INTERFACES TEÓRICO-PRÁTICAS e investiga questões relacionadas à constituição e ensino dos gêneros cânones e digitais, ensino de língua e gênero, tecnologia no ensino de língua. Foi coordenadora dos processos de formação continuada das áreas de Língua Portuguesa e Literatura da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia. 

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Publicado

2025-02-06