REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS
Resumo
O século XX testemunhou grandes avanços nos estudos voltados para a formação profissional e, consequentemente, para a formação docente. Partindo de um modelo de formação centrado na observação da prática, chegamos a amplos questionamentos que levam em consideração não apenas a atuação do professor, mas também os fatores contextuais – históricos, políticos, econômicos e sociais – que interferem diretamente na educação. Este estudo tem como objetivo promover uma reflexão acerca da estrutura do Estágio Supervisionado na formação de professores de Inglês. Tendo em vista alguns dos princípios que orientam a formação crítica de professores (Pennycook, 1990, 2001, 2010; moita lopes 2006; 2013), analiso como a perspectiva atual de estágio pode, ou não, estar alinhada a essa proposta. Para isso, apresento algumas reflexões como formadora de professores e as de formandos/as que focalizam especificamente o estágio de observação, que constitui o primeiro momento desta etapa. Com base nessas reflexões, questiono a tradicional separação observação-regência e discuto algumas ressignificações que poderiam inserir o estágio em uma perspectiva mais atual e coerente com as teorizações recentes nas áreas de estudos da linguagem.