GESTÃO DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: aspecto inovativo do curso de pós-graduação lato sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na educação

Autores

  • Carla Conti de Freitas Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Inhumas
  • Patrícia Maria Ferreira Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas

Resumo

Este artigo é um desdobramento do projeto de pesquisa intitulado “A gestão do conhecimento e a formação de professores: aspectos inovativos das atividades da universidade” que é desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, cujo objetivo é analisar o papel das atividades da universidade na criação e difusão do conhecimento na área de formação de professores. Assim, o objetivo deste artigo é registrar e analisar o aspecto inovativo do curso de pós-graduação lato sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, considerando a inter-relação entre as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para isso, será feita a análise de relatos construídos após três experiências oferecidas pelo curso por meio de seus eixos: a visita à Cidade de Goiás, a aula em um circo na cidade de Goiânia e o relato da história de vida, isto é, memórias e a experiência vivenciada no referido curso. Como referencial teórico serão apresentados alguns conceitos sobre a gestão do conhecimento (SILVA, 2006, 2013; FREITAS, 2015) e formação de professores transdisciplinar (MORAES, 2010). Como conclusão, apresenta-se uma reflexão acerca da contribuição deste curso de pós-graduação para a criação e disseminação de conhecimento sobre a necessidade da universidade de se reinventar e sobre a formação transdisciplinar dos professores.

 

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Publicado

2016-03-16