A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE REFACÇÃO TEXTUAL: processos de escrita e reescrita
Resumo
A prática de escrita inclui o momento em que o aluno avalia o texto escrito, ação essa que demanda que o educando coloque-se na posição de leitor do texto, sendo capaz de perceber as (re) irregularidades presentes no texto produzido, reescrevendo-o para enriquecer sua produção textual. Mediante isso, a presente pesquisa tem o intuito de discutir como estão às práticas de escrita e reescrita desenvolvidas nas aulas de português na atualidade, pontuando a relevância da mediação docente perante a construção e aquisição de habilidades leitoras e escritoras. A pesquisa tem como enfoque a pesquisa bibliográfica, tendo como fundamentação teórica os estudos de Fávero e Koch (2012), Antunes (2010), Bortoni-Ricardo (2012), Marcuschi (2012), Bakhtin (1995), Geraldi (2006, 2013), Passareli (2012) que se baseiam no estudo do texto a partir de suas dimensões globais. Tal pesquisa visa discutir também se a prática docente tem contribuído para a aprendizagem de produção textual e de que forma a escola tem compreendido o texto enquanto atividade comunicativa e discursiva.
PALAVRAS- CHAVES: Mediação docente. Produção de texto. Escola.