O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA ESTABELECIDA A PARTIR DO FEEDBACK CORRETIVO

Autores

  • Karine Maraísa da Silva UEG

Resumo

Alternativas que favoreçam o processo de ensino aprendizagem de Língua Inglesa são essenciais, tendo em vista as dificuldades enfrentadas por professores desta área. Nessa perspectiva o feedback corretivo é relevante, figurando não em uma concepção de correção, mas sim como uma possibilidade de provocar a interação entre professor e aluno, levando o aprendiz a perceber seus desvios de linguagem  e corrigi-los, sem sentir-se diminuído ou menosprezado. A intenção do feedback no contexto estudantil é edificar a reconstrução do conhecimento já adquirido, almejando fomentar os resultados alcançados em relação a aprendizagem da língua-alvo. Um ambiente pedagógico saudável, onde todos se envolvam no processo é de extrema relevância, tendo em vista que a colaboração entre alunos e professores possibilita o compartilhamento do conhecimento e auxilia no controle dos fatores afetivos. A sala de aula é vista como um espaço aberto a diálogos e exposições, no qual não há uma verdade absoluta e sim a construção coletiva de saberes. Dessa maneira, o trabalho pretende investigar como a aprendizagem colaborativa contribui com as aulas de Inglês no 9º ano do ensino fundamental, e como o feedback   pode ou não contribuir para o estreitamento das relações e consequentemente para os bons resultados. Esse trabalho conta com aporte teórico de estudiosos da área como Antunes (2002), Figueiredo (2005, 2006, 2015), Schalatter e Garcez (2012), Paiva (2010, 2011) dentre outros nomes.  Portanto, espera-se que os futuros leitores compreendam a relevância do ensino de Língua Inglesa e identifiquem o quão importante é o feedback  e a colaboração em sala de aula.

 

PALAVRAS-CHAVE: Língua Inglesa. Feedback. Aprendizagem Colaborativa.

Biografia do Autor

  • Karine Maraísa da Silva, UEG
    Aluna de graduação em Letras.

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Publicado

2017-01-30