A PRODUÇÃO TEXTUAL NA SALA DE AULA E SEUS PROPÓSITOS COMUNICATIVOS E DISCURSIVOS
Resumo
RESUMO: O principal objetivo desse artigo é apresentar conceitos, visões e apontamentos de estudiosos quanto às práticas de ensino de Língua Portuguesa propagadas na atualidade, deixando evidente a maneira pela qual a língua é entendida e reconhecida enquanto prática social, bem como a relevância do trabalho com gêneros textuais na escola para o reconhecimento da língua em condições reais de uso. Assim, o estudo parte do pressuposto que é nas relações de uso da língua que se materializam os gêneros, evidenciando a maneira pela qual as práticas de linguagem se dão nos gêneros textuais e de que forma as capacidades de linguagem podem ser construídas na escola. A metodologia centra-se na pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica os trabalhos de Antunes (2003), Bakhtin (1995), Shneuwly e Dolz (2004), nos pré-requisitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), dentre outros pesquisadores e documentos dessa área de conhecimento. Por meio dessas discussões, fica evidente a relevância do trabalho com gêneros textuais na escola como uma forma de perceber a língua em condições de uso, fugindo de aulas que exploram apenas os aspectos estruturais do gênero, aulas que precisam ser permeadas de práticas e atividades de linguagem que possibilitem ao educando a percepção do contexto de produção e circulação da língua nas diversas representações comunicativas.
PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Escola. Sala de aula.