A PRODUÇÃO TEXTUAL NA SALA DE AULA E SEUS PROPÓSITOS COMUNICATIVOS E DISCURSIVOS

Autores

  • Renata Herwig de Moraes Souza UEG

Resumo

RESUMO: O principal objetivo desse artigo é apresentar conceitos, visões e apontamentos de estudiosos quanto às práticas de ensino de Língua Portuguesa propagadas na atualidade, deixando evidente a maneira pela qual a língua é entendida e reconhecida enquanto prática social, bem como a relevância do trabalho com gêneros textuais na escola para o reconhecimento da língua em condições reais de uso. Assim, o estudo parte do pressuposto que é nas relações de uso da língua que se materializam os gêneros, evidenciando a maneira pela qual as práticas de linguagem se dão nos gêneros textuais e de que forma as capacidades de linguagem podem ser construídas na escola. A metodologia centra-se na pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica os trabalhos de Antunes (2003), Bakhtin (1995), Shneuwly e Dolz (2004), nos pré-requisitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), dentre outros pesquisadores e documentos dessa área de conhecimento. Por meio dessas discussões, fica evidente a relevância do trabalho com gêneros textuais na escola como uma forma de perceber a língua em condições de uso, fugindo de aulas que exploram apenas os aspectos estruturais do gênero, aulas que precisam ser permeadas de práticas e atividades de linguagem que possibilitem ao educando a percepção do contexto de produção e circulação da língua nas diversas representações comunicativas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Escola. Sala de aula. 

Biografia do Autor

  • Renata Herwig de Moraes Souza, UEG
    Possuo graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2004) e Pós-graduação em Língua Portuguesa e Linguística e mestranda no Cepae - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (UFG). Atualmente atuo como professora de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas II, Língua Portuguesa II e III, Leitura e Produção de Texto- Técnico-Científico e Linguística I - na UEG - Câmpus Jussara. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em estudos voltados ao ensino de Língua Portuguesa. Oriento trabalhos de conclusão de curso na área de ensino com ênfase na aprendizagem de conteúdos que envolvam a literatura, Sociolinguística, ensino de Língua Portuguesa, dentre outros. Atualmente é membro atuante do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Professores de Estágio Supervisionado - GEPES/JUS, da Univesidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara e também membro integrante de GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade pela UEG - Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2017-01-30