LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE LEITORES: ANÁLISE DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DA MARCA "KNNOR"
Resumo
Este trabalho pretende traçar reflexões sobre o letramento como prática social, atentando especialmente para a formação de leitores críticos. A decorrente pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do letramento, tendo em vista abordagens nas quais se enfatizam os aspectos socioculturais e ideológicos (KLEIMAN, 1995; STREET, 2012) e nas perspectivas de formação crítica do leitor, que concebem os gêneros textuais como práticas socio-históricas (KLEIMAN, 1989; BRANDÃO, 1994; MARCUSCHI, 2005, 2008). O dado da pesquisa trata-se de um anúncio publicitário da marca de gênero alimentício knnor. Percebemos, a partir das discussões traçadas, que o anúncio proporciona que os alunos reflitam sobre os aspectos linguísticos e ideológicos inerente ao texto. Além disso, podemos perceber ainda que para além dos traços textuais e formais e para a mera codificação e decodificação do texto, o trabalho com gêneros na sala de aula deve orientar para a exploração do interdiscurso, funções e finalidades sociais subjacente ao texto, considerando a dimensão social, histórica e dialógica da linguagem.