As CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUAS
uma análise dos impactos e desafios
Resumo
O final do século XX marcou uma grande virada no Brasil, com a reabertura democrática, a Constituição de 1988 e a implementação do projeto neoliberal na década de 1990, que privilegia a desregulamentação, privatização e redução dos investimentos públicos. Recentemente, com o golpe parlamentar de 2016 contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, o Brasil passou por uma nova reestruturação de políticas chamadas de “contrarreformas” (retomando o termo cunhado por Gramsci), especialmente na educação, alinhadas à lógica de mercado. Considerando o exposto, este trabalho objetivou analisar a relação entre as políticas neoliberais pós-2016 e a formação docente em línguas, buscando identificar a correlação de forças em jogo e a concepção de formação que emerge desse contexto. Utilizando as pesquisas bibliográfica e documental, de caráter qualitativo, o estudo explorou as principais políticas que influenciam essa formação e suas implicações. Os resultados apontam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como a principal política que impacta a formação docente em línguas, refletindo os preceitos neoliberais, como desregulamentação e padronização. Associada à Resolução CNE/CP no 02/2019, que estabelece as bases e diretrizes para a formação inicial docente, a BNCC fortalece a lógica de uma formação aligeirada, pragmática e acrítica, fortemente baseada na pedagogia das competências. Ademais, entre os movimentos que prejudicam a formação docente, destacam-se: i) a redução de recursos públicos; ii) a precarização do trabalho docente (com excesso de horas, de turmas, falta de incentivo, formação aligeirada por meio de cursos superiores privados em massa e outras questões); iii) redução da formação crítica; iv) adoção de padronização do ensino e das avaliações de larga escala; entre outros. Portanto, conclui-se que é urgente repensar as políticas de formação docente em línguas, priorizando uma formação crítica e reflexiva dessas/es profissionais.