As CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUAS

uma análise dos impactos e desafios

Autores

Resumo

O final do século XX marcou uma grande virada no Brasil, com a reabertura democrática, a Constituição de 1988 e a implementação do projeto neoliberal na década de 1990, que privilegia a desregulamentação, privatização e redução dos investimentos públicos. Recentemente, com o golpe parlamentar de 2016 contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, o Brasil passou por uma nova reestruturação de políticas chamadas de “contrarreformas” (retomando o termo cunhado por Gramsci), especialmente na educação, alinhadas à lógica de mercado. Considerando o exposto, este trabalho objetivou analisar a relação entre as políticas neoliberais pós-2016 e a formação docente em línguas, buscando identificar a correlação de forças em jogo e a concepção de formação que emerge desse contexto. Utilizando as pesquisas bibliográfica e documental, de caráter qualitativo, o estudo explorou as principais políticas que influenciam essa formação e suas implicações. Os resultados apontam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como a principal política que impacta a formação docente em línguas, refletindo os preceitos neoliberais, como desregulamentação e padronização. Associada à Resolução CNE/CP no 02/2019, que estabelece as bases e diretrizes para a formação inicial docente, a BNCC fortalece a lógica de uma formação aligeirada, pragmática e acrítica, fortemente baseada na pedagogia das competências. Ademais, entre os movimentos que prejudicam a formação docente, destacam-se: i) a redução de recursos públicos; ii) a precarização do trabalho docente (com excesso de horas, de turmas, falta de incentivo, formação aligeirada por meio de cursos superiores privados em massa e outras questões); iii) redução da formação crítica; iv) adoção de padronização do ensino e das avaliações de larga escala; entre outros. Portanto, conclui-se que é urgente repensar as políticas de formação docente em línguas, priorizando uma formação crítica e reflexiva dessas/es profissionais.

Biografia do Autor

  • Kleverson Gonçalves Willima, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    Mestrando em Políticas Sociais (Linha 1: Educação, Cultura, Política e Cidadania) pela UENF; pós-graduando em Gestão da EJA-EPT pelo IFFluminense e licenciando em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pós-graduado em Currículo, Didática e Metodologias Ativas pela FAMEESP (2023-2024), em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Mineiro de Educação Superior (2024), em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto de Educação e Cultura de Capanema (2024) e licenciado em Letras - Português e Espanhol pelo Centro Universitário FAEL (2023). Possui aperfeiçoamento acadêmico em Políticas Públicas em Educação (FAMEESP - 2023), em Didática no Ensino Superior (Portal IDEA - 2024) e em Docência e Prática de Ensino (Portal IDEA - 2024). Professor Orientador no curso de Pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Avaliador externo de projetos de Extensão (na área da Educação) do Instituto Federal Fluminense (IFF). Membro associado do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica do IFSul, da Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), compondo o GT9 (Trabalho e Educação). Faz parte, ainda, do Grupo de Estudos Revoga NEM Acre, coordenado pela Profa. Dra. Adriana Martins (UFAC). Integra, na condição de pesquisador, o Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA), na linha de pesquisa "Novo Ensino Médio e Capitalismo dependente: análise da Contrarreforma do Ensino Médio como instrumento de aprofundamento da dependência educacional brasileira", vinculado ao Colégio Pedro II, e o Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar (GEPPEGE), na linha 4: Currículo, Legislação e Políticas Educacionais. Faz parte de dois projetos vinculados ao IFF campus Quissamã: i) Internacionalização em Casa (Extensão) e ii) Implicações da Reforma do Ensino Médio nas Instituições de Ensino (Pesquisa). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, Currículo e Educação Profissional e Tecnológica (principalmente as Contrarreformas Educacionais pós-2016); na Sociolinguística, com ênfase em ensino de língua materna (orientado pela abordagem variacionista) e em desigualdade de distribuição linguística; e na Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Adicionais, com ênfase em Teletandem (PT-BR x ESP) e nas abordagens socioculturais no ensino e na aprendizagem de língua espanhola/L2.

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Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS