NARRATIVAS MULTIMODAIS
representatividade e letramentos na educação linguística crítica
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa desenvolvida no plano de trabalho de Iniciação Científica, com título “Estudos dos Letramentos e a formação inicial de professores de línguas”. Como objetivo específico, realizo a análise das práticas de letramento no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa, mais especificamente o Letramento Racial Crítico e sua contribuição para o entendimento das identidades construídas. Para tanto, utilizo como material os trabalhos dos discentes da disciplina HE1186A-Compreensão e Produção de Narrativas do curso de licenciatura de Letras Inglês, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ofertada em 2022/1 e 2023/1. A pesquisa se baseou em leituras e conceitos sobre Estudos dos Letramentos e LRC, realizados entre 2023 e 2024. Sob a perspectiva qualitativa-interpretativista, a questão “Quais questões raciais são construídas no processo de formação inicial de professores de inglês?” foi escolhida como guia para a seleção, análise e categorização do material selecionado, bem como a motivação por trás da escolha e dos referenciais teóricos utilizados. Os resultados revelam que a compreensão do LRC contribuiu significativamente para a análise das práticas de letramento em língua inglesa, evidenciando a importância de considerar as identidades raciais nesse processo. A partir do conceito de interseccionalidade, percebi como raça, gênero e classe social são fundamentais para entender as interações sociais e a construção de identidades no ensino-aprendizagem de línguas adicionais. A pesquisa e os trabalhos analisados mostram a necessidade de uma abordagem mais crítica e reflexiva sobre as questões raciais e identidades na formação de professores e no ensino de línguas, em destaque a inglesa, a fim de que possam desenvolver práticas pedagógicas que promovam o diálogo entre aluno e professor e o desenvolvimento de suas identidades.