MEMES NO INSTAGRAM

explorando práticas de (multi) letramentos no Greengo Dictionary

Autores

  • Carlos Fernandes Alves POSLLI/UEG

Resumo

Os memes são gêneros multissemióticos que combinam elementos visuais, verbais e até sonoros e que circulam, sobretudo, na internet a todo instante. Eles funcionam não somente como forma de humor e ironia, mas podem fomentar discussões que contribuem para o desenvolvimento de um pensamento crítico-reflexivo na sociedade, pois cada gênero possui sua função social e atende determinadas expectativas. Com isso, o objetivo desse artigo é discutir como os memes promovem práticas sociais de (multi) letramentos numa página do instagram chamada @greengodictionary, um perfil criado para retratar a cultura brasileira para os gringos de forma despojada e interativa. Esse estudo é de cunho qualitativo com análise documental baseado nas premissas de Paiva (2019). Como referencial teórico, lançamos mão do arcabouço teórico de Cope e Kalantzis (2020), Ferraz (2018), Kleiman (2005a, 2007b), Rojo (2012), Soares (1998) e outros autores. As análises revelam que os memes utilizados no perfil Greengo Dictionary não apenas promovem discussões significativas sobre temáticas sociais, mas também desempenham um papel importante na ampliação e diversificação dos (multi) letramentos. Esses memes funcionam como ferramentas comunicativas que mesclam as linguagens verbas, visuais e, muitas vezes, elementos culturais específicos, incentivando os usuários a interpretar, criticar e refletir sobre os temas abordados de forma interativa e dinâmica. 

Biografia do Autor

  • Carlos Fernandes Alves, POSLLI/UEG

    Mestrando em Língua, Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina. Professor Efetivo de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado da Educação de Goiás. E-mail: carlosfnds18@gmail.com.

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Publicado

2025-02-06