ANÁLISE CRÍTICA DAS CONCEPÇÕES DE LETRAMENTOS NO DOCUMENTO CURRICULAR DE GOIÁS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Harumi Fukuchima UEG / Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade
  • Cristiane Rosa Lopes Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre diretrizes e competências para o ensino de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental em escolas de educação básica no Estado de Goiás, estabelecidas pelo Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO/Goiás, 2019). Nessa direção, temos como objetivo geral investigar em que sentidos as diretrizes do DC-GO favorecem a integração de práticas de letramento crítico no ensino de língua inglesa. Mais especificamente, discutir se as diretrizes ampliam as possibilidades de uma educação linguística voltada para a promoção de agência e cidadania crítica e participativa das/os discentes na comunidade em que vivem. A fundamentação teórica baseia-se em autoras e autores como, por exemplo, Mary Kalantzis, Bill Cope, Walkyria Monte Mór, Roxane Rojo e Paulo Freire, tendo em vista suas teorizações acerca de uma educação que promova agência, criticidade e justiça social. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que segue procedimentos da análise documental. Dentre os resultados, percebemos que apesar de haver uma proposta de mudança na prática educacional com o intuito de integrar os letramentos, vários aspectos dificultam o desenvolvimento de letramentos críticos, como, por exemplo, a delimitação e a quantidade de conteúdos e habilidades estabelecida pelo documento, conforme já discutido em Lima Neto (2023).

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Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS