RETROALIMENTAÇÃO CURRICULAR ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA NA IMPLEMENTAÇÃO DA ERER NA LICENCIATURA EM LETRAS/ESPANHOL

Autores

  • Gabriela Rodrigues Botelho Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O objetivo desta pesquisa, inserida no campo teórico da Linguística Aplicada, é compreender como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Letras/Espanhol (habilitação única) estabelecem relações entre as discussões sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e a proposta de formação de professores/as através da análise das ementas das disciplinas de Formação Docente, Linguística Aplicada e Estágio Supervisionado. Os PPCs são documentos curriculares, provenientes e destinados ao ensino superior. Sendo assim, a fundamentação teórica está baseada nas teorias do currículo (Silva, 1999; Matos, 2020); na perspectiva intercultural crítica e decolonial para elaboração curricular (Matos; Almeida, 2022; Landulfo, 2022). Além de contar com autores/as do campo dos estudos das relações étnico-raciais na educação (Russo; Paladino, 2016; Gomes, 2018; Pinheiro, 2023). A metodologia segue a abordagem qualitativa, de perspectiva étnico-racial, com objetivo descritivo-interpretativista (Schwandt, 2006) e técnica documental (Cellard, 2008; Bardin, 2015), sendo que o corpus investigado abrange os PPCs de sete universidades da região Nordeste do Brasil. Os resultados mostram que há uma mobilização para inserir as relações étnico-raciais nos currículos da licenciatura em Letras/Espanhol, ainda que, essa inserção não ocorra em disciplinas voltadas para preparação docente. A conclusão inicial é que essa ausência é negativa para o processo de implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, já que, os currículos perdem a chance de estabelecer nexos entre os estudos linguísticos do espanhol, a atuação docente e a ERER em disciplinas propícias a esse procedimento.

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Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS