MULTILETRAMENTO

novas praxiologias a partir da reflexão de professores pós pandemia

Autores

  • Iniss Pozzobom Costa Mews UEG
  • Carla Conti de Freitas UEG
  • Elissandra de Lima Gouvêia de Moraes UniCathedral

Resumo

O presente artigo trata sobre as novas praxiologias a partir da reflexão dos professores diante dos multiletramentos pós pandemia. Para isso, foi realizado o levantamento bibliográfico para a fundamentação teórica e a pesquisa qualitativa para identificar a diversidade de reflexões no espaço de experiência que são as escolas, essencialmente, o que se objetiva conhecer diante dos relacionamentos que ocorram naquele momento histórico. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre os as novas praxiologias por meio das reflexões dos professores referentes aos multiletramentos pós pandemia. A fundamentação teórica baseia-se em teorias da Linguística Aplicada Crítica, tais como: Cope; Kalantzis (2010), (2012); Rojo (2012), Rojo; Moura (2012), Kalantzis et al. (2020), Monte Mor (2007), Avelar; Freitas (2021) entre outros. Na perspectiva da construção de novas praxiologias ressaltamos que o trabalho com os novos letramentos não propõe desconsiderar as práticas ou os conteúdos do ensino de Língua Portuguesa tradicionais, que continuam sendo importantes, mas que precisam acompanhar outros saberes, em razão das demandas atuais de comunicação e interação, as quais exigem habilidades específicas que, muitas vezes, não são abordadas em ambientes de aprendizagem. Quando cada professor relata sobre suas experiências nos traz diante delas angústias, esperanças e perspectivas sobre os processos de aprendizagem, mas além disso características docentes são notórias, mas não são respeitadas diante da heterogeneidade de perfis docentes.

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Publicado

2025-02-06