APRENDENDO AS CORES E AS FORMAS

Autores

  • Júllia Maria Silva Ferreira
  • Luana Nogueira Dirino
  • Ivana Alves Monnerat de Azevedo

Resumo

O Projeto de Mediação Pedagógica, em andamento é parte integrante do processo de
Pesquisa Ação desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na turma
Maternal I, na cidade de Anápolis-GO, com a finalidade de contribuir para a ampliação das
experiências e dos conhecimentos das crianças acerca das cores e das formas geométricas, por meio de
atividades lúdicas. Durante as atividades de Estágio Supervisionado foi possível perceber que, a
maioria das crianças têm facilidade de identificar diversas cores separadamente, porém apresentam
dificuldade de distingui-las quando se apresentam conjugadas em objetos concretos. Tendo em vista a
importância das cores e formas nessa fase de desenvolvimento da criança, de forma lúdica podem
conhecer e identificar, as cores e as formas existentes em objetos variados, a partir dos subsídios
teóricos: Referenciais Curriculares para a Educação Infantil -RCNEI (1998, vol.3); FOGAÇA
(2014); WALLON (2007). As atividades propostas serviram de contributos para responder a
seguinte questão: As estratégias utilizadas na prática pedagógica cotidiana na turma do Maternal I
promovem o aprimoramento e a ampliação dos conhecimentos relativos às cores e as formas e qual a
melhor forma de desenvolver esses procedimentos? Nessa perspectiva, as aulas expositivas
dialogadas, com auxílio de imagens, vídeos e materiais concretos, de forma interativa e
dialógica contribuíram de forma significante para com a fase cognitiva e social de
desenvolvimento da criança. Almeja-se que o projeto contribua para a ampliação das experiências e
dos conhecimentos das crianças que por meio de atividades lúdicas, as crianças possam conhecer e
identificar as cores e as formas existentes em objetos variados.

Downloads

Publicado

2017-08-08