LITERATURA INFANTIL: SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA
Resumo
É uma característica de nossa sociedade enxergar a prática de leitura e de escrita como
algo penoso. Pois, estão acostumados a assistirem bastante televisão e ter pouco contato com os livros.
Pressupõe-se que este último comportamento colabora para, formar cidadãos alienados e
desinteressados pelos estudos. O hábito de leitura e de escrita na vida dos alunos não deve ser forçado,
obrigando, traumatizando as crianças, no entanto, deve ser feito de forma natural e prazerosa. Pois
através desse hábito, formaremos cidadãos conscientes, críticos e capazes de pensar em uma sociedade
mais justa e que vise o interesse social, coletivo, não individualistas. Tendo como objetivo despertar e
incentivar as crianças o gosto pela leitura, fazendo com que tenham prática e convívio com os livros
de literatura infantil. Deve-se trabalhar a audição e concentração com a contação de história; ampliar
o repertório de leitura das crianças, com diferentes formas de ler; r promover o gosto pela leitura de
maneira prazerosa; desenvolver a linguagem oral e escrita; propiciar um ambiente lúdico de
aprendizagem para as crianças;trabalhar diversos conteúdos a partir da leitura. A metodologia será
pesquisa-ação para o desenvolvimento das etapas do projeto. Serão oito etapas e cada dia será
realizado uma etapa, cada etapa será uma forma diferente de literatura, história em quadrinhos, teatro,
fantoches e dentro das histórias trabalharemos matemática, valores, família, movimento e outros.
Discutindo a importância da literatura os primeiros anos de vida, e demonstrando a importância de
pais e de professores trabalharem juntamente para a formação de leitores. Usaremos como autores
principais Abramovic (1995), Freire (2008), RCNEI (1998) e outros.Esperamos incentivar a literatura
nas crianças, conhecendo diversos tipos de história e de personagens, trabalhando a imaginação, a
criatividade, vivendo o faz de conta, fazer arte, explorar e instigar o interesse da criança.