O LÚDICO NA LITERATURA INFANTIL
Resumo
Este projeto de intervenção elaborado, a partir das propostas teóricas de: COELHO (2000)ABRAMOVICH (1991); SILVA (1997) e das orientações didáticas contidas no ReferencialCurricular Nacional da Educação a Infantil (RCNEI, 1998) foi desenvolvido na turma domaternal II do Centro de Educação Infantil (CMEI) Maria Capuzzo Cremonez, na cidade deAnápolis. O interesse em desenvolver o projeto deveu-se às observações e os contatos com aprática pedagógica da professora da referida turma, permitindo identificar a necessidade deampliar as atividades lúdicas integradas aos eixos de aprendizagem dessa etapa de ensino. Oobjetivo principal dessas atividades foi desenvolver o potencial cognitivo e psicomotor, bemcomo o interesse e das crianças pela literatura, por meio de atividades interativas e lúdicas -música, teatro e historias -, com vista à ampliação da interação grupal e da aprendizagem, bemcomo o desenvolver aos processos de concentração e de imaginação. As etapas do projeto foramrealizadas de forma interdisciplinar, por meio de aulas expositivas e dialogadas com auxilio derecursos didáticos variados, cujas obras foram selecionadas, de acordo com foi a faixa etária dascrianças (3 a 4 anos). A proposta de intervenção resultou na possibilidade das professorasrepensarem o uso dos livros na pré-escola visando estimular a fantasia, a criatividade e acapacidade crítica e reflexiva das crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Infantil. Ludicidade. Aprendizagem.