Jogando e Brincando com a Matematica

Autores

  • Muriel Fernandes Silva
  • Ana Alice Gomes Teodoro
  • Julieta Patrícia Bolina

Palavras-chave:

Matemática. Jogos. Brincadeiras. Ludicidade. Aprendizagem.

Resumo

O projeto de intervenção desenvolvido, com a turma do Jardim II, no Centro de Educação Infantil Dona Íris Araújo Rezende de Machado, em Anápolis-GO teve como finalidade despertar o gosto pela Matemática, por meio de jogos e brincadeiras, integrando os eixos de aprendizagem: Linguagem Oral, Matemática, Música, Natureza e Sociedade, Movimento e Artes, como também proporcionar momentos de prazer suscitando, um maior interesse pela Matemática, bem como ampliar o processo de socialização e de aprendizagem, das crianças. A ideia de desenvolver esse tema surgiu após atividades de observações e durante as atividades de docência, conduzindo à identificação que as crianças demonstravam dificuldades em trabalhar com os números, em situações variadas. Serviram de subsídios teóricos para a elaboração obras de vários autores, dentre esses: BROUGERE (1998), KISHIMOTO (1999) e as propostas constantes no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998). A metodologia da pesquisa ação contribuiu, de forma significativa para a realização das atividades matemáticas por meio de jogos e de brincadeiras, com vista a contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e os conceitos correlacionados a esse aprendizado.

Downloads

Publicado

2016-11-28

Edição

Seção

New Section Title Here