BRINCANDO E APRENDENDO: Corpo e Movimento

Autores

  • Yasmin da Silva Barroso UEG - Câmpus de Ciências Sócio - Humanas de Anápolis

Resumo

 

O projeto de intervenção desenvolvido com a turma do Maternal I em um Centro de Educação Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Anápolis-GO tendo como base teórica, as obras de STOKOE e HARF (1980) teve como finalidade integrar os conteúdos dos seguintes eixos de aprendizagem: Linguagem Oral, Movimento - Expressão Corporal, Artes de forma lúdica e prazerosa.  A ideia de trabalhar esta temática foi a intensificação de que  é possível aprender brincando, além de propiciar um momentos mais atrativos e prazerosos, tanto para os alunos como para a professora, gerando uma maior participação e interação entre esses. As atividades foram desenvolvidas por meio de estratégias de ensino variadas, dentre essas, jogos e músicas, priorizando o aprimoramento do psicomotor e cognitivo das crianças, de forma espontânea, desenvolvendo o senso crítico, permitindo que essas organizassem, com mais propriedade suas ideias e suas habilidades. No decorrer do projeto foi possível observar, as reações e os comportamentos das crianças e suas experiências, propiciando a criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo, haja vista que as atividades lúdicas oportunizam as crianças a sentirem  livres para vivenciar situações novas, realizar novas descobertas se sentido estimulada para aprender, explorar o ambiente, conhecer a si mesma e interagir com as pessoas à  sua volta, desenvolvendo novas  sensações e percepções.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Jogos. Brincadeiras. Movimento. Aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Yasmin da Silva Barroso, UEG - Câmpus de Ciências Sócio - Humanas de Anápolis

     

     

Downloads

Publicado

2016-11-28

Edição

Seção

New Section Title Here