DIFERENTES VISÕES DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ANÁPOLISESTADO DE GOIÁS
Resumo
Neste trabalho apresento algumas reflexões acerca da experiência vivida durante o estágio realizado numa escola pública de Anápolis e uma tentativa de explicação das diferenças existentes entre esta escola e o Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás Dr. Cezar Toledo. Ambas são escolas da Rede Estadual de Educação de Goiás e estão situadas em Anápolis/GO, todavia apresentam resultados muito diferentes em avaliações nacionais e também na percepção das pessoas em relação à qualidade das mesmas. O que explica as diferenças de rendimento dos alunos das duas escolas? Aparentemente não é o público atendido uma vez que somente 20% dos alunos ingressam na escola militar por meio de processo seletivo e os demais por sorteio. Qual é o sentido atribuído à escola pelos alunos de ambas as escolas? Por que ocorrem tantos relatos de indisciplina em uma e na outra não? Em que medida as diferenças de infraestrutura existentes entre as escolas dificulta ou não cumprimento da função social da escola que é de formar cidadãos críticos e participativos tendo como base o conhecimento científico? Estas e outras questões são discutidas ao longo do texto.