Resolução de problemas com a Matemática
Palavras-chave:
Problemas. Matemática. ProjetoResumo
O presente projeto de intervenção intencionou desenvolver o raciocínio lógico das crianças em um contexto social, trabalhando o afetivo, cognitivo, crítico e moral através da resolução de problemas com a matemática. O tema foi proposto pela professora regente da sala de aula, com a indicação de que abordássemos questões problematizadoras envolvendo as quatro operações básicas de matemática. Trata, portanto, de uma pesquisa ação que se justificou pelo fato de possibilitar, de acordo com o diagnóstico, estabelecer algumas intervenções no espaço da sala de aula. Foi realizado em uma sala de aula do 4° ano do ensino fundamental de uma escola municipal, da cidade de Anápolis, entre os meses de agosto a dezembro de 2014. Teve como objetivo geral construir hipóteses e elaborar conceitos matemáticos que auxiliem na interpretação e resolução de problemas. As propostas didáticas desenvolveram o senso crítico, o espírito investigativo e autonomia das crianças nas diversas formas de resolução de problemas. Como objetivos específicos propostos a cada aula, tivemos a intenção que as crianças utilizassem o raciocínio lógico por meio de problemas sendo críticos, confiantes, expondo o que pensavam e fazendo perguntas. O desafio é que fossem capazes de enfrentar, discutir e deduzir os desafios, alternando a busca de caminhos para as possíveis soluções, desenvolvendo a capacidade de leitura e análise crítica, planejando o que fazer e como fazer. Durante as resoluções de problemas as crianças foram capazes de confrontar opiniões e refletir sobre a finalidade, adequação e a utilização de dados, interpretando-os e analisando-os, pois como afirma Smole e Diniz (2001), ?não se aprende matemática para resolver problemas e, sim se aprende matemática resolvendo problemas?. Para referenciar o âmbito teórico dessa pesquisa utilizamos Ostetto (2012), Schastai (2009) e Smole e Diniz (2001). Pudemos concluir que através do planejamento, o educador vai aprendendo e exercitando sua capacidade de perceber as necessidades do grupo de crianças, localizando os problemas e indo à busca das causas para assim, tomar decisões para superá-lo, enfim, como nos diz Ostetto (2012) planejar significa um olhar atento para a realidade, uma atitude críticado educador, sendo flexível, não ficando somente na intenção, se traduzindo no traçar, programar e documentar a proposta do educador.