Jogos e brincadeiras como estratégias para estimular as crianças a ler
Resumo
O projeto de leitura por meio de Jogos e brincadeiras visa trabalhar estratégias de uma forma lúdica com as crianças, levando-as a estimular o raciocínio lógico, a criatividade, e estimula-las para que tenham uma aprendizagem significativa, e assim ajudá-las no processo de construção do conhecimento. O desenvolvimento do projeto foi realizado no 1º ano do ensino fundamental, atendeu as necessidades apontada pela equipe gestora da escola e pelo estágio vivenciado em sala de aula. O projeto foi desenvolvido em seis aulas e uma culminância. O problema levantando a ser resolvido é como trabalhar a leitura por meio de jogos e brincadeiras no 1° ano do ensino fundamental? Visando o objetivo de proporcionar às crianças as oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência as quais proporcionarão conhecimentos para que o crescimento intelectual e social seja pleno em todos os campos que serão trabalhados. A metodologia foi a pesquisa-ação, que segundo Thiollent (2008) é uma pesquisa de base empírica que tem a intenção de resolver um problema na prática, de forma ativa e interativa, A pesquisa bibliográfica nos levará a encontrar o suporte teórico de acordo com Solé (1998), as estratégias de leitura são os mecanismos necessários para o desenvolvimento do sujeito enquanto leitor proficiente –crítico, reflexivo. O uso dessas “táticas” possibilita compreender e interpretar de forma independente os textos.O resultados obtidos na turma por meio de jogos e brincadeiras propiciaram o conhecimento por meio da linguagem dos jogos e brincadeiras, incluindo a capacidade de ampliar as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade.