VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PLURALIDADE CULTURAL: sociolinguística para alunos do ensino médio
Resumo
Este relato de experiência visa refletir acerca das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas II, do Curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. O projeto de estágio teve como foco discutir acerca da Variação Linguística, dando ênfase às atividades de leitura, discussão oral e produção de texto sobre a pluralidade cultural, evitando o preconceito linguístico. Como metodologia de ensino e de aprendizagem, utilizamos o livro didático, o datashow (com textos e teorias selecionadas para a discussão do tema - variação linguística), o quadro e as atividades expositivo-dialogadas. A partir das aulas, construímos o conhecimento de forma colaborativa entre nós, acadêmicos, e propiciamos uma aprendizagem coletiva, por meio da mediação pedagógica. Tivemos uma experiência profícua para o desenvolvimento, tanto profissional quanto acadêmico, uma reflexão do ato pedagógico e da troca de saberes por meio da observação e da prática de ensino e de aprendizagem em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Variação Linguística. Estágio Supervisionado.