VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PLURALIDADE CULTURAL: sociolinguística para alunos do ensino médio

Autores

  • Arnaldo Soares Neto
  • Nilza Santos
  • Ludmilla Souza
  • Luana Alves Luterman

Resumo

Este relato de experiência visa refletir acerca das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas II, do Curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. O projeto de estágio teve como foco discutir acerca da Variação Linguística, dando ênfase às atividades de leitura, discussão oral e produção de texto sobre a pluralidade cultural, evitando o preconceito linguístico. Como metodologia de ensino e de aprendizagem, utilizamos o livro didático, o datashow (com textos e teorias selecionadas para a discussão do tema -  variação linguística), o quadro e as atividades expositivo-dialogadas. A partir das aulas, construímos o conhecimento de forma colaborativa entre nós, acadêmicos, e propiciamos uma aprendizagem coletiva, por meio da mediação pedagógica. Tivemos uma experiência profícua para o desenvolvimento, tanto profissional quanto acadêmico, uma reflexão do ato pedagógico e da troca de saberes por meio da observação e da prática de ensino e de aprendizagem em sala de aula.

 Palavras-chave:  Ensino. Aprendizagem. Variação Linguística. Estágio Supervisionado.

Downloads

Publicado

2018-12-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA (LÍNGUA PORTUGUESA)