13 REASONS TO BE MYSELF: problematizações sobre questões identitárias nas aulas de língua inglesa

Autores

  • Jaqueline Fonseca Veiga Universidade Estadual de Goiás
  • Karolliny Honório da Silva Sá Universidade Estadual de Goiás
  • Sóstenis Estefanis Lima da Costa Universidade Estadual de Goiás
  • Vinicius de Morais Universidade Estadual de Goiás
  • Valéria Rosa-Silva Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Resumo: O presente estudo tem por finalidade apresentar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II, por estagiários do 4º ano de Letras (português e inglês) da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas. As ações foram realizadas em uma escola da rede pública do interior de Goiás. Desenvolvemos o projeto colaborativo “13 reasons to be myself: problematizações sobre questões identitárias nas aulas de língua inglesa” na turma do 1º ano “C” do Ensino Médio, na qual ministramos 14 aulas. Durante o Estágio Supervisionado, buscamos trabalhar aspectos da língua inglesa de forma crítica e reflexiva, abordando as questões identitárias que estão implicitamente ligadas a essa temática, associando a elas uma diversidade de gêneros discursivos, sobretudo o gênero carta ao leitor, como previsto no referencial curricular. Como referencial teórico, apoiamo-nos nas teorizações dos letramentos críticos (MONTE MÓR, 2013; EDMUNDO, 2012; BROSSI; ROSA-SILVA, 2016) e na perspectiva dialógica de língua/linguagem como prática social (BAKHTIN, 1972). Compreendemos que o papel da língua inglesa está para além da comunicação, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Para a aquisição dos dados, utilizamos questionário, reflexões sobre as ações e as próprias atividades que foram desenvolvidas em sala. Os resultados mostraram que as aulas levaram os alunos à aprendizagem de aspectos da língua inglesa e a refletirem sobre suas próprias identidades, sobre a multiplicidade de eus que os constituem.

 

Palavras-chave Estágio supervisionado de língua inglesa; letramentos críticos; questões identitárias; gêneros discursivos.

Downloads

Publicado

2018-12-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA (LÍNGUA INGLESA)