“DON’T LAUGH AT ME”: problematizações sobre bullying nas aulas de Língua Inglesa
Resumo
Este trabalho traz reflexões sobre as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa no Ensino Médio. As ações pedagógicas realizadas tiveram como eixo temático “Don’t laugh at me: problematizações sobre bullying nas aulas de Língua inglesa”, com o objetivo de levar os alunos a refletirem sobre a importância de se reconhecer as marcas que o bullying deixa no ser humano, bem como a pensarem sobre a importância da alteridade, por meio da língua inglesa. Além disso, abordamos o gênero discursivo música, como previsto no referencial curricular. Como referencial teórico, utilizamos as teorizações dos letramentos críticos (EDMUNDO, 2013; SILVESTRE, 2015; BROSSI; ROSA-DA-SILVA, 2016), buscando despertar o respeito e a valorização de si próprio e do outro, unindo o tema do projeto com o gênero discursivo trabalho para obter um bom resultado. Com isso, pretendemos contribuir para que os alunos aprendam aspectos da língua inglesa e, além disso, pensem e ajam de forma crítica, reflexiva e construtiva no mundo, conhecendo e respeitando todos os que os cercam. O contexto investigado é uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino. Para obtenção dos dados, utilizamos as etapas de observação e de semiregência, o projeto de ensino e aprendizagem por nós elaborado, as atividades realizadas pelos alunos, os questionários aplicados, as sessões de visionamento das aulas e as sessões reflexivas após cada aula. Os dados obtidos neste estudo sugerem que as ações pedagógicas executadas promoveram aprendizagem da língua inglesa e provocaram reflexões significativas em relação ao respeito ao próximo.
Palavras-chave: Estágio supervisionado de língua inglesa; letramentos críticos; bullying.