ROMPENDO FRONTEIRAS: produção do gênero e-mail
Resumo
Este relato apresenta as observações e experiências obtidas durante o período de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, realizado em uma escola pública da periferia da cidade de Inhumas. O projeto de regência foi desenvolvido no sexto ano, tendo como base o conteúdo proposto pelo Currículo de Referência do Estado de Goiás, sendo este o gênero E-mail. A proposta abordou o ensino de inglês dentro da proposta e-mail, assim enfatizamos dentro o vocabulário e a escrita. Como fundamentação teórica nós utilizamos as contribuições de BRITO (2003), SABOTA E SILVESTRE (2017) e DOLZ (2008). Trabalhamos com a temática meios de comunicação demonstrando aos alunos os avanços proporcionados pela tecnologia. Iniciamos nossa regência trabalhando o gênero bilhete, com a finalidade de obtermos uma base para a produção dos e-mails, e, ao mesmo tempo, buscamos um ponto de comparação entre os dois gêneros. Nossa sequência didática deu ênfase a habilidade de writing. A escolha de trabalhar essa habilidade, se pautou nas observações de semirregência, na qual foi possível constatar a grande dificuldade da turma de dominar esta competência em inglês. Como resultado, percebemos a importância de dar novas roupagens as práticas de ensino, já que os conteúdos seguem o Currículo de Referência. Ao agregar novos elementos despertamos o interesse do aluno, afirmação esta que conseguimos comprovar durante a regência. Tivemos dificuldades durante o processo, sendo uma delas a falta de tempo hábil, pois priorizamos determinadas partes de nossa sequência didática, em detrimento de outras, contudo, atingimos nosso objetivo de estimular a produção escrita. A regência conseguiu abrir nossos olhos para a importância da prática pedagógica em sala.
Palavras chave: Bilhetes. E-mail. Escrita. Novas roupagens. Prática pedagógica.