O FUTEBOL EM DISCUSSÃO E EM AÇÃO: AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Fabio Borges
  • Maria Margarete Pozzobon

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás. O projeto desenvolvido considerou as dificuldades identificadas na semirregência, em uma turma de 7° ano de uma escola estadual de Inhumas. Para fundamentar teoricamente nosso trabalho, utilizamos Brito (2003), Oliveira (2010) e Antunes (2010) que discutem o ensino de leitura por meio de estratégias de leitura e a produção textual contextualizada. Nossa proposta foi um trabalho interdisciplinar, envolvendo Língua Portuguesa e Educação Física, por meio do jogo de futebol. Além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, tivemos como objetivos atingir a concretização de práticas de cidadania, estímulo à organização, aproveitando as regras estabelecidas pelo futebol para orientá-los quanto à conduta saudável em sala de aula, no campo e na sociedade. Como o conteúdo proposto pelo Currículo Referencial de Goiás foi o gênero conto, buscamos discutir contos que abordavam o fanatismo pelo futebol, a violência nos estádios e o sonho de ser jogador de futebol. Esse trabalho foi desenvolvido por meio de atividades de leitura, interpretação e produção textual, bem como práticas esportivas. Tudo isso foi fundamental para a formação crítico-reflexiva dos alunos, além de amenizarmos as dificuldades identificadas durante o processo de observação. Consideramos que o papel do professor é fazer com que o que se ensina na escola seja uma extensão na prática social do aluno, para que seja um cidadão autônomo, consciente de seus direitos e deveres.

Palavras-chave: Gênero Conto. Estágio Supervisionado. Futebol.

Downloads

Publicado

2018-12-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA (LÍNGUA PORTUGUESA)