CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR E DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
Este relato de experiência objetiva apresentar as reflexões de um professor e uma professora em formação inicial obtidas durante a fase de regência do Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II. O cumprimento da regência ocorreu em uma unidade do colégio da polícia militar no turno matutino nas turmas de 2º ano ao longo de um mês. As aulas foram elaboradas seguindo a matriz do Currículo Referência da Secretária Estadual de Educação do Estado de Goiás. Ao seguirmos o planejamento anual da professora regente, trabalhamos o gênero textual anúncio publicitário dentro de uma sequência didática aplicada em três aulas em quatro turmas de 2º Ano. Optamos por trabalhar estratégias de leituras e exercícios de interpretação do gênero textual em questão. O planejamento das aulas foi feito de forma colaborativa entre o professor e a professora em formação inicial, levando em consideração o processo de educação linguística, no qual o/a aluno/a é ativo e o/a professor/a mediador/a. Portanto, ao fim da fase de regência, observamos que não é possível desassociar a educação linguística de inglês com práticas colaborativas durante o planejamento e a execução de cada aula.
Palavras-chave: Língua Inglesa, Planejamento colaborativo. Ensino Colaborativo.