A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES DOS PARALELOGRAMOS ESPECIAIS

Autores

  • Junior Carlos Cruvinel
  • Claudimary Moreira Silva Moreira Silva Oliveira

Resumo

Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa realizada na fase de regência do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá durante o ano de 2014. O objetivo foi analisar a Investigação Matemática com o Geogebra para o ensino das propriedades depolígonos em uma turma de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Iporá. A pergunta que se buscou responder foi: a Investigação Matemática com o software educacional Geogebra favorece o ensino de propriedades de polígonos para alunos do quinto ano? Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram analisadas situações e acontecimentos da sala de aula, identificando as etapas características da Investigação Matemática do conjecturar, experimentar, formalizar e generalizar os conceitos matemáticos. Foram analisados ainda as anotações diárias do pesquisador, os trabalhos dos alunos e as construções feitas no Geogebra. Os resultados mostram que a Investigação Matemática com o Geogebra contribuiu para o ensino das propriedades dos polígonos no quinto ano ao possibilitar que por meio da construção e manipulação das figuras geométricas e da interação com o software os alunos realizarem a investigação e formalizarem as propriedades de polígonos. Nesse processo, a mediação do professor foi fundamental para que os alunos por meio de suas construções investigassem as propriedades da figura geométrica em estudo.

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Publicado

2015-06-02