CONTRIBUIÇÕES E REPERCUSSÕES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LETRAS DA UEG CAMPUS IPORÁ-GO 2014: A OPINIÃO DOS DISCENTES

Autores

  • Paula Marina Xavier de Rezende
  • Ivanir da Costa Alves
  • Marilda de Lima Oliveira Ferreira

Resumo

Esse estudo tem por objetivo discutir as contribuições da Didática para a formação do profissional de letras e a sua importância para a profissionalização docente e ainda elucidar a opinião dos discentes acerca do real conceito da disciplina em questão. Para tanto, buscou-se conhecer os principais teóricos que conceituaram Didática e contribuíram para o seu desenvolvimento, bem como comentar as questões que se atrelaram a sua real finalidade. Além da análise teórica desenvolvida nesse trabalho, buscou-se também verificar a opinião dos discentes do curso de Letras e as suas concepções quanto à importância da Didática para a formação de professores. Essa pesquisa foi desenvolvida seguindo uma abordagem qualitativa utilizando-se como procedimentos metodológicos questionários compostos por questões abertas acerca do tema e também de identificação do aluno. Esse estudo foi fundamentado em teóricos como Veiga, Pimenta, Libâneo, Haidt, Candau, Comênio dentre outros que discorrem sobre a formação de professores e a Didática. As respostas obtidas com a pesquisa campo foram organizadas em blocos de análise, em que foi possível perceber que as concepções dos alunos implícitas nos questionários indicam que há uma consciência por parte deles de que a Didática é muito importante para a formação de professores, mas a maioria dos discentes acredita que a finalidade dessa disciplina é fornecer uma “receita pronta” que resolva qualquer problema que terão em um contexto real de trabalho.

Downloads

Publicado

2015-06-02